quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Editorial:Esse tema foi muito importante,pois a china e um país enorme do ponto de vista geografico.A China tambem e muito importante por ter feito invensões de alto valor como a polvora,papel, etc...
Na China tbm existe um rio muito importante que é o rio Yang-tsé,um dos maiores rios do mundo!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009


O rio Yang-tsé, na China central, com 5.470 km de comprimento, é o maior da Ásia e um dos maiores do mundo. Na fotografia, atravessa a província chinesa de Sichuan. O rio e seus afluentes são as principais vias fluviais do interior do país.

Sociedade Chinesa

A civilização chinesa é antiqüíssima. Ela se desenvolveu no Período Paleolítico nas planícies do rio Amarelo. É possível reconstruir a história da antiga sociedade chinesa mediante a quantidade de material arqueológico que foi encontrado. Com a civilização dos babilônios e dos faraós, foi voltada para a agricultura, que era considerada a primeira das artes. Para dar o exemplo ao povo, o próprio imperador (o "o filho do céu") pegava no arado e lavrava a terra uma vez por ano.
Próximo aos 1500 a.C., a China estava bem organizada em um reino, sob o domínio da dinastia

Shang, que reinou do século XII ao século III a.C.
Várias dinastias se sucederam, com divisões de classes.
O período da dinastia Shu (século III a.C.) foi de intensa atividade cultural. Surgiram várias correntes de pensamentos, que vieram a se chamar Centros Escolares, destinados a exercitar o pensamento e estudar a milenar história da China. Destas escolas surgiram grandes pensadores como Confúcio e Lao-Tsé.


Civilização Chinesa
A China é um imenso país, do ponto do vista geográfico, localizada na extremidade oriental do mundo. Este isolamento geográfico explica o fato de muitas descobertas e invenções feitas pelos chineses no Oriente, como a pólvora, a bússola e o papel, custaram a chegar no Ocidente, devido à enorme distância e às dificuldades. A China, assim como a Índia, era procurada por mercadores de especiarias.
Na região norte, próximo do rio Amarelo (Huang-Ho), as chuvas provocaram freqüentes inudações e catástrofes. Em conseqüência, a agricultura e alguns produtos, como o trigo e o milho, deviam ser tratados com bastante cuidado, e longe das áreas inundáveis, obrigando, assim, ao uso de irrigação artificial com um paciente trabalho de tratamento do solo.
Nas montanhosas regiões do centro meridional, dominado pelo rio Azul (Yang Tsé Kiang), ao contrário, o clima era quente e úmido e favorecia o cultivo do arroz. A região era, igualmente, bem servida com uma rede de canais artificiais
Mapa do Extremo Oriente


O Extremo Oriente é chamado também de Ásia Oriental, está localizado a leste do continente asiático e abrange um território que ocupa uma área de cerca de 12 milhões de km2, onde vive as populações de China, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Taiwan, Hong Kong, Mongólia e Macau. No Extremo Oriente se encontra o país com a maior população do mundo, a China, com aproximadamente 1,3 bilhões de habitantes, número significativo visto que a população mundial absoluta é cerca de 6,7 bilhões. A Ásia apresenta, em grande parte do território, clima do tipo temperado, em decorrência de sua localização geográfica. Na Ásia Oriental se encontram dois dos poucos países remanescentes do sistema socialista: China e Coréia do Norte, lembrando que a economia chinesa já modificou bastante sua configuração e vem se distanciando cada vez mais dos princípios do socialismo e se aproximando dos princípios capitalistas. Países como Macau e Hong Kong tiveram seus respectivos territórios anexados e administrados pelo governo chinês, tornando-se regiões administrativas.As religiões no Extremo Oriente incluem o hinduismo, o budismo, o taoísmo, o confucionismo, o xintoísmo.